segunda-feira, 20 de maio de 2013

on
O que é Nerd:

Nerd significa uma pessoa muito dedicada aos estudos, que exerce atividades intelectuais muitas vezes inadequadas para sua idade esquecendo de atividades sociais prazerosas, como, participar com amigos de uma partida de futebol, se reunir com um grupo “para jogar conversa fora” entre outras atividades.

Este termo é muito usado de uma maneira depreciativa e jocosa. O dito, nerd, é muitas vezes um solitário, podendo ter dificuldades em se integrar com um grupo, porque geralmente é também bastante tímido. Muitos filmes ou desenhos animados têm divulgado a figura estereotipada do nerd que geralmente não corresponde a toda a realidade. A vingança dos Nerds com Robert Carradine é um exemplo, entre outros filmes e séries para a televisão

Nerd é decorrente de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais.

Existe também o Geek que é chamado de tecnonerd, porém eles se diferenciam do nerd porque seu interesse maior é a tecnologia, a ciência e a informática. No Brasil o termo mais utilizado é CDF que significa “cabeça-de-ferro” para as pessoas muito inteligentes e dedicadas ao estudo.

O Dia do Orgulho Nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006.

O que é CDF:
CDF é uma sigla ou acrônimo usada para chamar o indivíduo que é muito inteligente, que é muito dedicado aos estudos e que por isso está sempre alheio e pouco participa da vida social dos jovens de sua idade, uma vez que sua prioridade principal é estudar muito para tirar as melhores notas e no vestibular ser o primeiro classificado.

CDF significa “cabeça de ferro” ou “crânio de ferro” porque a pessoa estuda tanto que se presume que, se tivesse um crânio normal como os demais, esta cabeça não resistiria e poderia estourar. Não devemos confundir este termo com os Nerd, termo americano, porque estes são interessados á exaustão por ciências e computação e os CDFs concentram seus estudos e suas preferências em matérias escolares, tais como matemática, física, química, geografia entre outras.

Os CDFs são geralmente jovens que tem a Escola ou a Universidade como a preocupação primeira de suas vidas, onde muitas vezes estas características são desenvolvidas não pelo seu desejo de aprender, mas porque é uma exigência única de seus pais.

O CDF pode até não ser um gênio, um superdotado, ou ter um intelecto privilegiado, um talento criativo incomum, porém como é tão dedicado aos estudos, sua inteligência não tão desenvolvida, é superada por sua dedicação.


O que é Geek:
Geek é uma gíria da língua inglesa cujo significado é alguém viciado em tecnologia, em computadores e internet.

O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparência pessoal.

A subcultura geek se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado a tecnologia e eletrônica, gostam de filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek e outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro, sabem desenvolver softwares em várias linguagens de programação e, na escola, se destacam dos outros colegas pelos conhecimentos demonstrados.

A diferença apontada entre nerd e geek é a aceitação social e as conotações positivas atribuídas aos geeks, pessoas com atitudes “peculiares”, atraídas por todas as novidades no mundo da tecnologia e apaixonadas pelo que fazem.

Originalmente, pelos anos 1870, os geeks eram conhecidos como “bobos”e “idiotas”, pois eram os artistas de rua que praticavam atos bizarros em suas apresentações, por exemplo: comiam vidros ou arrancavam a cabeça de uma galinha com os dentes.

Com a popularização da internet nos anos 1990, o termo adquiriu conotações positivas, definindo um novo estilo de vida no qual os indivíduos se identificam e se sentem mais confortáveis.

nodes2013

0 Comente::