terça-feira, 14 de maio de 2013

on
Para instalar programas no Ubuntu, você tem três opções:
  1.  Pelo Synaptic: Sistema>Administração>Synaptic
  2. No botão do painel inferior: Aplicações: Adicionar/Remover
  3. Ou Pelo terminal com apt-get

O Ubuntu, usa pacotes com extensão .deb (derivado do Debian). O deb esta para o Ubuntu como o .exe esta para o Windows.

Em primeiro lugar tenha em conta que, uma vez usando o GNU/Linux Ubuntu, você deve esquecer programas feitos para Windows com extensão .exe como por exemplo “programa-de-baixar-musica.exe”. Ou baixar programas em sites como superdownloads, baixaki...

Existe um site chamado getdeb, que é como o superdownloads do Ubuntu. Entretanto, recomendo que sempre prefira baixar programas em fontes oficiais dos repositórios. Tudo que você quiser e precisar instalar, estará nos repositórios (mesmo aqueles programas que viu na internet ou ficou sabendo por um amigo). Apenas baixe programas na internet se realmente não estiverem nos repositórios.

[Nota]: Não fique perdido, mas você ainda pode usar programas do Windows no Linux, usando o programa Wine, mas isso já é outro assunto que falaremos no capitulo Programas e Jogos para Windows.

Atualizar lista de repositórios Para começar a instalar programas no Ubuntu, você deve habilitar repositórios. Os repositórios são como servidores do Ubuntu na internet, que estão sempre disponíveis para baixar programas e pacotes.

Primeiro vá em: Sistema>Administração>Canais de Software

Ali, logo após abrir a janela, habilite as 4 opções: main,universe,restricted e multiverse (No Ubuntu 8.04 estes 4 repositórios vem habilitados por padrão.). Será pedido para recarregar a lista de repositórios. Ao recarregar esta lista, seu Ubuntu atualiza a lista com todos os programas e pacotes que estão disponíveis para baixar. (caso não seja pedido a você para recarregar, é só abrir uma janela de terminal e digitar: sudo apt-get update)

  • apt-get - aptitude
O apt-get é o comando mais conhecido nas distros baseadas em Debian. Com apenas esse comando você instala o que você quiser. Qualquer comando que digite você pode tanto digitar apt-get como aptitude.

sudo apt-get update [Isso é para atualizar a lista de programas e atualizar os repositórios, como o botão
recarregar do Synaptic.]

sudo apt-get install nomedopacote: [Instala o programa, como o amsn, k3b,emesene]
Por exemplo: sudo apt-get install emesene

Dica: a instalação de programas com apt-get pode ser usado para instalar vários ao mesmo tempo. Ex: Ao invés de digitar: apt-get install emesene e depois digitar apt-get install k3b, é possível digitar os 2
considerando um espaço entre eles: sudo apt-get install emesene k3b. Assim, instalará os 2 programas com um mesmo comando.

Para pesquisar pacotes (Porem é mais fácil buscar pacotes que você não conhece pelo Synaptic):
sudo apt-cache search nomedopacote
Manuais do apt-get

  • $man apt-get
  • $man apt-cache

Pastas do APT-GET

Na pasta /var/cache/apt/archives/ ficam os arquivos que você baixa e instala pelo Synaptic, terminal (usando apt-get install “nomedopacote” ou adicionar/remover programas.

Na pasta /var/lib/apt/lists/ é onde fica a lista de pacotes (repositórios) disponíveis. (Gerado ao executar apt-get update) [Caso haja algum erro de algum repositório, que não te deixa entrar no Synaptic ou instalar programas pelo terminal, tente apagar a entrada do repositório defeituoso nesta pasta.]

Comandos para consertar problemas de dependências

Devem ser usados na seguinte ordem:
Código:
  • sudo apt-get install -f
  • sudo apt-get upgrade -f
  • sudo apt-get dist-upgrade -f
  • sudo dpkg –configure -a
sudo apt-get clean (Esse comando limpa a pasta /var/cache/apt/archives, assim sendo, todo programa que estiver dando problema, terá que ser baixado de novo.)

Diferenças Entre APT-GET e APTITUDE

A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.

Mesmo, no caso de se querer corrigir problemas no sistema, o aptitude é muito mais eficiente. Por exemplo, o apt-get instala o pacote e as suas dependências como o aptitude, mas para desinstalar/remover um pacote o apt-get desinstala apenas o pacote solicitado e deixa as dependências enquanto que o aptitude desinstala também as dependências do pacote.

Já relativamente à pesquisa de pacotes o apt-cache search gera muito mais resultados do que o aptitude search. Isto porque o comando apt-cache search nome_do_pacote procura pelo nome do pacote tanto no nome do pacote como na sua descrição, enquanto que o comando aptitude search nome_do_pacote procura pelo pacote apenas no nome dos pacotes.

Por estes motivos convém seguir a regra: procurar um pacote com apt-cache search e instalá-lo com aptitude install.

Pela Central de Programas

Este não tem segredo, você navega pelas categorias de programas, ou digita o que quer, e baixa para seu computador, que baixará e instalará o pacote ou programa automaticamente. (Caso você não encontre um programa que supostamente deveria estar disponível, é porque você tem que habilitar os repositórios e recarregar a lista).

Outros Arquivos

Arquivos DEB

Apenas 2 cliques no arquivo ou no terminal dentro da pasta aonde esta o arquivo:
Instalar: dpkg -i arquivo.deb Desinstalar: dpkg -r arquivo.deb

Arquivos Package

Simplesmente 2 cliques no mesmo.Ele irá abrir o terminal e instalar sozinho os pacotes necessários para rodar o autopackage pela primeira vez, será pedida sua senha de usuário e você já estará pronto para usar arquivos autopackage.

Arquivos tar.gz ou tgz

[Nota: Para instalar programas compilando, como tar.gz, tgz, você deve ter instalado os pacotes:
sudo apt-get install build-essential fakeroot gcc alien make linux-headers-`uname -r` checkinstall
Depois de baixado, clique com o botão direito do mouse, e escolha “Extrair aqui“.

Ou, no terminal, na pasta onde está o arquivo:
  • tar -zxvf archivo.tar.gz
  • tar -zxvf archivo.tgz

Agora se configura o código fonte escrevendo em um terminal como root:

[Nota: Sempre que executar comandos que voltam e dar errado, falando de permissões etc.,execute os
comandos escrevendo sudo na frente.]

1. Configurando Código Fonte:

  • ./configure
2. Compile:

  • make
3. Instalar arquivos compilados:

  • sudo make install
Para desinstalar se deve escrever num terminal como root e o código fonte intacto, e quando digo intacto é nem sequer por um salto de linha ao final.

  • make unistall
Forma mais fácil também:

  • installpkg archivo.tar.gz
ou

  • installpkg archivo,tgz
Para desinstalar.

  • removepkg archivo.tar.gz

Arquivos RPM

(Instalar pacote RPM e alien)

Para instalar digite em um terminal:

  • rpm -i arquivo.rpm
Para Desinstalar:

  • rpm -e nome_do_programa

Pelo Synaptic

O Synaptic (Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic) é a sua porta de entrada para instalar tudo no Ubuntu. É uma interface gráfica para o apt-get (aptitude).

Você pode instalar, remover, configurar ou atualizar pacotes, navegar, filtrar e procurar pela lista de pacotes disponíveis, gerenciar repositórios, ou atualizar o sistema inteiro. Você pode também enfileirar certa quantidade destas ações para serem executadas de uma só vez. O synaptic informará quando dependências forem necessárias, bem como conflitos com outros pacotes já instalados no seu sistema. [Ou seja, quando você instala um programa, ele instalara automaticamente suas dependências. De modo que, quando você instala algo, nunca estará instalando errado, porque o sistema já faz automaticamente, e sem erros. E caso o Synaptic não consiga encontrar de onde baixar estas dependências, você terá que habilitar seus repositórios e atualizar os mesmos, porque não conseguirá instalar.]

O equivalente do Synaptic no Kubuntu é o Adept

Procurando Pacotes:
Para encontrar pacotes no Synaptic, só é preciso clicar no botão Procurar e digitar o pacote, ou somente clicar em um pacote na lista a direita, e começar a digitar o pacote pouco a pouco.

Ex: Se você busca pelo Firefox, você pode clicar no ícone procurar e digitar Firefox, que serão apresentados pacotes semelhantes com nome ou descrição Firefox.

Instalando um pacote

Atualize a lista de repositórios, clicando em recarregar ou com a combinação CTRL+R.(Leve em conta em sempre deixar os repositórios como na pág. 24.

São muito comuns os casos de usuários que não encontram pacotes porque algum repositório está desabilitado.)

Uma vez encontrado o pacote que deseja clique com o botão direito do mouse em cima e clique em: marcar para instalação. Se o pacote que você esta tentando instalar necessita de outros pacotes ou dependências, uma caixa de dialogo aparecerá. Aceite e pronto.

O Synaptic alertará se suas escolhas conflitam com pacotes já instalados no sistema. Se este for o caso, uma caixa de diálogo mostrará todos os pacotes que precisam ser removidos.

Remover (Ou Remover Completamente) um Pacote

1. Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Remoção no menu de contexto.
2. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl+P.
3. Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar. Você pode escolher a opção Marcar para Remoção Completa que faz com que o Synaptic remova qualquer arquivo de configuração associado com este pacote.

Atualizar um Pacote

1. Clique em Recarregar ou pressione Ctrl + R para ter certeza de que o Synaptic já está com a lista de
pacotes atualizados.
2. Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Atualização no menu de contexto, ou pressione Ctrl + U.
3. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.
4. Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Como corrigir pacotes quebrados

'Pacotes Quebrados' são pacotes que possuem dependências insatisfeitas. Se um pacote quebrado for
detectado, o Synaptic não permitirá qualquer alteração no sistema enquanto o pacote com problema não
for consertado.

Corrigir pacotes quebrados

• Selecione Editar > Consertar Pacotes Quebrados no menu.
• Selecione Aplicar Mudanças Marcadas no menu Editar ou pressione Ctrl + P.
• Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Liberando Espaço

Você pode liberar espaço em disco apagando os arquivos de pacotes que já baixou (Apague caso queira, se for fazer um cd de APTONCD, não os apague e deixe-os onde estão)

Configurações>Preferências. Na Aba Arquivos: Apagar arquivos de pacote do cache.

Resolução de Problemas 

O que fazer quando uma instalação de pacotes falhar e você não conseguir mais instalar pacotes
Abra um terminal e digite: sudo apt-get install -f

Atalhos do Teclado
• CTRL+R - atualiza a lista de repositórios
• CTRL+F - abra a janela de dialogo procurar
• CTRL+I - marca o pacote selecionado para instalar
• CTR+G - marca todos os pacotes atualizáveis para instalar
• CTR+E - Força a instalação de uma versão especifica do pacote
• CTRL+Z - Refaz a ultima ação
• CTRL+P - Aplicar todas as mudanças marcadas
• CTR+Q - Sair do Synaptic

Ícones de Status

Os ícones ao lado servem para demonstrar o estado atual de um pacote. Segue a tabelinha. Capitulo baseado na pagina wiki do Ubuntu.

Leia mais sobre o Synaptic em: http://wiki.ubuntu-br.org/Synaptic

nodes2013
Criado por Ygor Abreu – ygor.abreu@gmail.com – ubunteiro: http://ubunteiro.wordpress.com/

0 Comente::