terça-feira, 14 de maio de 2013

on

LEIA A MATÉRIA ABAIXO:

Como a maioria dos servidores rodando Linux é desprotegida, acaba se tornando um alvo fácil. Mas eles são atacados de outra forma... 

"Não objetivando atacar o Linux ou colocar códigos maliciosos nele, mas colocar numa página que está hospedada neste Linux, usuários de Mac e principalmente Windows, para que quando esses usuários acessam servidores Linux, teriam ali código malicioso útil para infectar", diz Amarante.

Outro mito era que, em Linux, para algo se instalar – como um vírus, por exemplo – é necessária a autorização pelo usuário. Com configurações de segurança, o privilégio de senhas para instalar qualquer coisa – que também existe em Macs e PCs – hoje não impede mais que uma máquina seja infectada.

"Com a execução automática, pode ser simplesmente um acesso a um site, e o próprio conteúdo da página, inserido por um atacante, explora as vulnerabilidades do navegador do usuário e executa o malware na página dele".

Resumindo, independente do sistema operacional que você utilize, é bom se prevenir e investir em segurança. Os criminosos são criativos e lançam novas formas de ataque constantemente. A maior tendência é a estratégia chamada “Water Hole” – em português, poço d’água. O malware se instala um site legitimo e toda vez que alguém acessa a página é automaticamente infectada pelo vírus. Além disso, às vezes esses grupos criminosos compram anúncios legítimos em sites de grande acesso e o link dessa promoção leva para um site com o código malicioso instalada; mesma história.

Outra forma de ataque que surgiu recentemente é a chamada “ransomware”, mas que pode ser entendida como um sequestro da máquina. Os criminosos invadem seu equipamento, bloqueiam o acesso através de uma senha criptografada e exigem seus dados do cartão de crédito para liberar o uso do equipamento. Pode parecer exagero, mas só no ano passado, 10 milhões de reais foram extorquidos de vítimas em todo o mundo.

"A ideia de que a gente precisa de uma lista de vírus para pegar as ameacas já não dá para acompanhar mais. Tem várias tecnologias complementares às que já existiam antes com detecção de intrusos obtida para trazer mais segurança.

E você, independente do equipamento ou sistema operacional que estiver usando, está seguro? Nos links que seguem abaixo do vídeo desta matéria, você vai descobrir que o só o antivírus não é mais suficiente; e também aprenda a se proteger melhor na internet. Confira e mantenha-se seguro!

nodes2013

0 Comente::