domingo, 20 de janeiro de 2013

Instalação executada com sucesso, tive que resolver outro problema que ainda não estava de acordo com o que eu pretendia, pois apesar de ter instalado o Nemo, o Nautilus continuava lá como gerenciador padrão de pastas (inode/directory) ao montar/acessar meu HD externo e outro HD interno que utilizo para armazenar meus dados com segurança.

NEMO

Após exaustivas pesquisas, encontrei a solução:
Para alterar o gerenciador padrão de acesso a pastas (inode/directory) no Ubuntu 12.10 Quantal-Quetzal, vamos editar como root dois arquivos de configuração:

1º ajuste:
Recomendo antes de mais nada criar um backup do arquivo que vamos modificar:
sudo cp /usr/share/applications/nautilus.desktop /usr/share/applications/nautilus.desktop.backup

Agora sim, vamos editar o arquivo nautilus.desktop:
sudo gedit /usr/share/applications/nautilus.desktop

Procurar por: Exec=nautilus %U
Substituir por: Exec=nemo %U (aqui poderia ser outro gerenciador como p.ex.: thunar, dolphin, etc.)


2º ajuste:
Criar um backup do arquivo que vamos modificar:
sudo cp /usr/share/applications/nautilus-folder-handler.desktop /usr/share/applications/nautilus-folder-handler.desktop.backup

sudo gedit /usr/share/applications/nautilus-folder-handler.desktop

Procurar por: Exec=nautilus %U
Substituir por: Exec=nemo %U



Pronto!
Agora, basta verificar que ao montar um dispositivo ou mesmo ao acessar as pastas de arquivos através do lançador "Arquivos" do Unity, o Nemo será aberto com todas as pastas, arquivos e opções que nos possibilita.

Obviamente essa é uma solução paliativa e pode ser que haja outras maneiras mais adequadas de alterar o gerenciador padrão de pastas e arquivos no Ubuntu. Por isso, deixamos por sua conta e risco fazer o teste e verificar se tudo continuará funcionando de acordo com o que se espera de um excelente sistema operacional como é o caso do Ubuntu.

Caso haja algum problema após editar os arquivos, podemos retornar os arquivos de backup, sobrescrevendo os arquivos em que fizemos os ajustes."

Nosso opinião:
A dica funcionou muito bem, recomendo.

nodes2013
Read more: diolinux.com.br

0 Comente::