terça-feira, 13 de novembro de 2012

on

Para começar: eles são os softwares mais importantes de qualquer computador: os sistemas operacionais. São eles que controlam praticamente todas as funções de qualquer máquina e, principalmente, é com eles que você interage quando está usando um micro.
Esse é um campo reservado a poucos jogadores. Os 3 principais são o Linux – um sistema operacional livre. O Linux é chamado de livre porque não há cobrança por sua licença e os usuários podem adaptar o sistema operacional: modificá-lo como bem entenderem. A base do Linux (kernel) foi criada pelo finlandês Linus Torvalds, mas já existem inúmeras distribuições – que é como são chamadas as diferentes versões do software (as distros) – mundo afora. Hoje, vamos falar do Ubuntu – a versão mais popular do Linux. Ele acaba de chegar à edição 12.10.

Usabilidade
Vamos começar pelo Ubuntu. Ele é o menos conhecido entre os 3. Mas, não se assuste: mexer num sistema operacional Linux é cada vez mais fácil. Essa última versão do Ubuntu, então está ainda mais amigável. Tudo funciona de maneira bem parecida com o Windows ou o Mac OS. E, cá entre nós, a interface desse Ubuntu está super bonita. Essa barra lateral, aqui, concentra os principais aplicativos – e ela pode ser alterada como você quiser. Um clique no logo do Ubuntu aqui em cima abre algo parecido com o painel de controle do Windows, onde você pode ter acesso aos diferentes aplicativos e recursos do sistema. Chama a atenção, também, a velocidade desse sistema operacional. Ele é, sem dúvida, o mais rápido e mais leve dos 3.

Desempenho
Aqui, uma boa notícia. Os 3 sistemas operacionais têm desempenho muito bom. Como já dissemos, o mais rápido é o Linux. Ele é tão leve que é possível rodá-lo mesmo a partir de um pendrive, por exemplo. O único problema aqui são os drivers – os programas que o sistema operacional usa para controlar outros aparelhos. Dependendo do aparelho, pode ser mais complicado achar drivers para o Ubuntu que o para o MAC OS ou o Windows.
Um problema que era bastante comum hoje é bem mais raro nos 3 sistemas: programas que travam. Você dificilmente vai ver um programa travar em qualquer um deles – pelo menos entre os programas comuns. No caso de softwares mais pesados, como os usados em edição de vídeo, por exemplo, travamentos ocasionais ainda acontecem....

Segurança
Aqui, há uma boa diferença. O Ubuntu é, de longe, o mais seguro. E a explicação é velha conhecida. Como o Linux é o menos popular dos sistemas operacionais, os bandidos virtuais não se dão ao trabalho de criar pragas para ele. 

Preço
Bom, aqui, também não tem prá ninguém. O Ubuntu é gratuito. Você pode baixar e instalar sem pagar nada. Só há uma taxa se você pedir uma cópia em disco...


NODES2012
OLHARDIGITAL

0 Comente::